Paraibano é eleito presidente do STJ

Herman Benjamin é natural de Catolé do Rocha

-

O ministro Herman Benjamin foi eleito nesta terça-feira (23), pelo Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ), como novo presidente da Corte, para o biênio 2024-2026. Na mesma eleição, o ministro Luis Felipe Salomão foi escolhido como vice-presidente e o ministro Mauro Campbell Marques foi indicado para ser o próximo corregedor nacional de Justiça.

Herman Benjamin é natural de Catolé do Rocha, no Sertão da Paraíba. Jurista de atuação destacada nas áreas do direito ambiental e do direito do consumidor, é formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em Direito pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos.

Iniciou a carreira jurídica em 1982, no Ministério Público de São Paulo, e ao longo de 24 anos atuou em várias frentes na instituição. Conferencista e autor de diversos livros, ensaios e artigos jurídicos, conciliou atividades de docência no Brasil e no exterior.

No STJ, integra a Corte Especial, a Primeira Seção e a Segunda Turma – as duas últimas especializadas em direito público. Foi membro do TSE e do CJF e dirigiu a Enfam.

Após ser eleito presidente do STJ, ele agradeceu a confiança dos colegas e adiantou que sua expectativa é de muito trabalho pela frente, para que o tribunal possa cumprir da melhor forma sua missão constitucional.

Os novos presidente e vice tomarão posse em agosto, em substituição a Maria Thereza de Assis Moura e Og Fernandes, e também comandarão o Conselho da Justiça Federal (CJF). A indicação do ministro Campbell será submetida à apreciação do Senado Federal, e a nomeação caberá ao presidente da República.

NOSSO INSTAGRAM

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress
Houve um problema com seu feed do Instagram.

Últimas

Suspeito confessa ter empurrado namorada de moto, na Baía da Traição PB

Suspeito disse em interrogatório que brigou com a vítima e a empurrou da motocicleta; ele foi autuado por feminicídio

Casal assassinado em Mamanguape, PB

As vítimas eram amigas e foram executadas na comunidade de Bica de Sertãozinho, no Campo da Piscina

Suspeitos de participarem de chacina em Santa Rita são detidos

Foram cinco acusados localizados na cidade de Bayeux

Chacina na Grande João Pessoa

Ataque a tiros aconteceu no bairro do Heitel Santiago, Santa Rita, durante uma festa neste domingo (15)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui