Morreu neste domingo (18) Abílio dos Santos Diniz, 87 anos, fundador do Grupo Pão de Açúcar e um dos empresários mais importantes do Brasil. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde veio a óbito após insuficiência respiratória em função de uma pneumonite.
Abílio Diniz foi uma figura emblemática do empreendedorismo no país, transformando a doceria fundada por seu pai, Valentim Diniz, em 1949, em um dos maiores conglomerados empresariais do Brasil: o Grupo Pão de Açúcar (GPA). Assumindo a liderança do grupo na década de 1990, conduziu-o a patamares de destaque no mercado nacional e internacional, permanecendo à frente até 2013.
O empresário também era conhecido por sua paixão pelos esportes e por ser um exemplo de atividade física para sua geração e as seguintes. Abílio Diniz deixou um legado familiar, com seis filhos, dezoito netos e bisnetos. Um dos marcos de sua vida pessoal foi o nascimento de seu filho caçula, Miguel, em 2009, quando já contava com 72 anos. No entanto, enfrentou também tragédias, como a perda de seu filho João Paulo, aos 58 anos, em 2022.


