O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta para perigo potencial, abrangendo João Pessoa e outros 204 municípios paraibanos, com previsão de chuva intensa e ventos fortes entre esta sexta-feira (16) e sábado (17). O aviso inclui a possibilidade de chuvas entre 20 e 30 mm/h, ventos intensos de 40 a 60 km/h, com baixo risco de cortes de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Veja também: Chuva com rajadas de vento assusta moradores
O coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Kelson Chaves, informou que, apesar da ventania e chuva durante a madrugada, não foram registradas ocorrências graves, apenas dois pontos de alagamento, sem vítimas. Ele recomenda que as pessoas observem possíveis fissuras em paredes, tetos e pisos, além de anormalidades em árvores. A orientação principal é que, se possível, permaneçam em casa até cessar o perigo iminente.
A madrugada desta sexta-feira foi marcada por chuvas intensas e ventanias, resultando em quedas de árvores, muros e telhados arrastados pela força do vento. Diversos bairros foram afetados, incluindo o Bessa, Rangel, Jaguaribe, Cristo, Funcionários, Nova Mangabeira e Bancários.
Veja também: Mais de 50 árvores tombam após chuvas e fortes ventos em João Pessoa
Mais de 20 mil consumidores ficaram sem energia durante a madrugada devido à tempestade, segundo a Energisa. O coordenador de operações da empresa, Bruno Correia, informou que as quedas e oscilações na energia foram provocadas pelo vento, causando a queda de árvores e coberturas.
Até as 6h, 80% das unidades consumidoras já tiveram o fornecimento de energia restabelecido, e a expectativa é de normalização completa até o final da manhã.
Veja também: Imagem fica intacta após tempestade


