Jovens tem até o final de dezembro para se vacinar contra o HPV, em JP

A mobilização integra a Campanha de Resgate de Não Vacinados

-

A Prefeitura de João Pessoa reforça o alerta para que adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam a vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV) procurem, até o fim de dezembro, a unidade de saúde mais próxima ou seu serviço de referência. A mobilização integra a Campanha de Resgate de Não Vacinados, que busca ampliar a proteção desse público e garantir a prevenção contra doenças imunopreveníveis.

A vacinação contra o HPV é fundamental para prevenir infecções que podem evoluir para diferentes tipos de câncer, como os que acometem colo do útero, ânus, pênis, boca e orofaringe. A imunização é feita em dose única, garantindo proteção eficaz e reduzindo significativamente o risco de complicações futuras associadas ao vírus.

Além do público já contemplado no calendário vacinal, crianças de 9 a 14 anos, adolescentes e jovens de 15 a 19 anos devem procurar a unidade de saúde mais próxima para garantir a proteção até o final de dezembro, quando se encerra a campanha de resgate de não vacinados. Também integram o grupo prioritário para receber a vacina pacientes com papilomatose respiratória recorrente, que necessitam de cirurgias frequentes, usuários de PrEP (profilaxia pré-exposição ao HIV) e pessoas imunossuprimidas de 9 a 45 anos, de ambos os sexos.

Fernando Virgolino, enfermeiro e coordenador de Imunização da Prefeitura de João Pessoa, destaca a importância da vacinação contra o HPV, que está disponível em toda Rede Municipal de Saúde a partir dos 9 anos. “A ampliação da campanha teve como objetivo garantir proteção daquelas pessoas que, por algum motivo, não se vacinaram na faixa etária recomendada, entre 9 e 14 anos. Estamos realizando busca ativa para assegurar que todos recebam a dose. É fundamental que a vacina seja aplicada dentro da idade indicada, pois ela oferece proteção antes da exposição ao vírus”, enfatizou.

O câncer de colo do útero, causado pelo HPV, é o terceiro mais frequente entre as mulheres no Brasil, atrás apenas do câncer de mama e colorretal, com uma taxa de incidência de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima 17 mil novos casos de câncer de colo de útero entre 2023 e 2025.

Já, o câncer de pênis, embora menos frequente, é igualmente agressivo, com 1,3 casos a cada 100 mil habitantes. Entre 2007 e 2022, o Sistema Único de Saúde (SUS) realizou cerca de 7.790 amputações do órgão genital devido ao câncer, o que reforça a importância da vacinação como medida preventiva.

A atualização vacinal e a proteção contra o HPV estão disponíveis em todas as salas de vacina da Rede Municipal de Saúde, localizadas nas Unidades de Saúde da Família (USFs), Policlínicas Municipais e no Centro de Imunização. Para ampliar o acesso, a Prefeitura de João Pessoa também mantém três pontos móveis com atendimento em horário estendido, localizados no Home Center Ferreira Costa, no Shopping Sul e no Shopping Tambiá.

Para a vacinação, é necessário apresentar um documento oficial com foto (ou registro da criança ou adolescente), o Cartão do SUS e o cartão ou caderneta de vacinação.

NOSSO INSTAGRAM

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress
Houve um problema com seu feed do Instagram.

Últimas

Bombeiro civil morre após passar mal e se afogar em piscina, em JP

Vítima tinha 24 anos e não estava de serviço no momento do ocorrido

Suspeito confessa ter empurrado namorada de moto, na Baía da Traição PB

Suspeito disse em interrogatório que brigou com a vítima e a empurrou da motocicleta; ele foi autuado por feminicídio

Casal assassinado em Mamanguape, PB

As vítimas eram amigas e foram executadas na comunidade de Bica de Sertãozinho, no Campo da Piscina

Suspeitos de participarem de chacina em Santa Rita são detidos

Foram cinco acusados localizados na cidade de Bayeux

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui