Nova carteira de identidade tem baixa procura na Paraíba

O documento pode ser emitido de forma gratuita na primeira via

-

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública mostram que, até 23 de julho, apenas 16,82% da população da Paraíba havia emitido a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). No total, foram 697.287 documentos registrados no estado, que representa uma parcela ainda pequena diante do público-alvo.

A maior parte das emissões foi feita por pessoas do sexo feminino, com 377.794 registros (54,18%), enquanto os homens somam 319.493 emissões (45,81%). A média diária de emissão no estado é de 620 documentos. Só no mês de julho de 2025, mais de 15,2 mil CINs foram emitidas na Paraíba.

Entre os grupos etários, os jovens de 15 a 19 anos lideram as emissões, com 76,5 mil documentos (10,98% do total estadual). A faixa de 10 a 14 anos aparece em seguida, com 68,3 mil emissões (9,8%).

A população com deficiência também começou a aderir ao novo documento. Na Paraíba, 17.687 pessoas já emitiram a CIN, sendo 11 mil com Transtorno do Espectro Autista, 3,9 mil com deficiência intelectual, 1,7 mil com deficiência física, 978 com deficiência visual e 718 com deficiência auditiva.

A CIN substitui o antigo RG e tem como número único o CPF. O novo modelo inclui recursos de segurança como QR Code com assinatura digital, versão digital e integração com a base de dados nacional. A biometria também passa a ser usada na concessão e manutenção de benefícios sociais, conforme decreto do governo federal.

O documento pode ser emitido de forma gratuita na primeira via. É necessário apresentar certidão de nascimento ou casamento. A CIN está disponível em todos os estados e tem um aplicativo oficial que permite validar os dados do documento, mesmo sem conexão com a internet.

NOSSO INSTAGRAM

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress
Houve um problema com seu feed do Instagram.

Últimas

Bombeiro civil morre após passar mal e se afogar em piscina, em JP

Vítima tinha 24 anos e não estava de serviço no momento do ocorrido

Suspeito confessa ter empurrado namorada de moto, na Baía da Traição PB

Suspeito disse em interrogatório que brigou com a vítima e a empurrou da motocicleta; ele foi autuado por feminicídio

Casal assassinado em Mamanguape, PB

As vítimas eram amigas e foram executadas na comunidade de Bica de Sertãozinho, no Campo da Piscina

Suspeitos de participarem de chacina em Santa Rita são detidos

Foram cinco acusados localizados na cidade de Bayeux

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui