Foi inaugurado na tarde desta terça-feira (5) o Hospital da Mulher Dona Creuza Pires, em João Pessoa. O equipamento, instalado no local da antiga maternidade Frei Damião, em Cruz das Armas, passa a ofertar mais de 200 leitos e diversos serviços à população paraibana, com foco a maioria deles na saúde feminina.
A inauguração foi realizada pelo governador João Azevêdo (PSB) e contou também com a presença do ministro da saúde, Alexandre Padilha (PT), do presidente da Câmara Federal, Hugo Motta (Republicanos) e de diversos deputados estaduais, além de outras lideranças políticas e profissionais da área da saúde.
O Hospital tem 222 leitos, incluindo unidades de UTI, Centro Cirúrgico, Departamento de Emergência, Unidade Ambulatorial Especializada (incluindo planejamento familiar, oncologia, atendimento ao climatério, Endometriose e Ambulatório de Saúde Integral Trans) e vai oferecer atendimento em especialidades como ginecologia e obstetrícia, mastologia, além de cardiologia, oncologia, endocrinologia, anestesiologia.
O novo equipamento irá disponibilizar também um centro diagnóstico e de imagem de alta resolução, passando a cuidar da saúde integral da mulher em todos os ciclos da vida, tanto na assistência hospitalar como também na ambulatorial, com serviços de prevenção e orientação integrais.
Além disso, serão oferecidos os serviços de referência ao Atendimento de Vítimas de Violência Sexual, com consultórios exclusivos por perfil da paciente e ambulatório de egressa do pré-natal de alto risco.
O Hospital ainda conta com um avançado Centro de Diagnóstico, preparado para casos complexos com equipamentos de Ressonância Magnética, Tomografia, Mamografia, Densitometria óssea, Ultrassonografia e Endoscopia.
A unidade pretende implantar um novo modelo de atenção ao parto, nascimento e à saúde da criança com a implementação de uma rede de atenção que garanta acesso, acolhimento e resolutividade, reduzindo, assim, a mortalidade materna e neonatal.
O Hospital da Mulher funcionará em duas modalidades: Por regulação, realizando avaliação nos pacientes antes do atendimento ou já redirecionados de outras unidades e portas abertas, voltado para o serviço de urgência e emergência 24h.

