O prefeito Cícero Lucena entregou, na manhã desta quinta-feira (20), 30 novas ‘recicletas’ – triciclos elétricos com capacidade para transportar 250 quilos de materiais – e chega a 60 desses equipamentos na coleta seletiva de João Pessoa. A solenidade foi realizada na sede da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), no Bairro dos Estados, onde o gestor da Capital destacou o papel social e compromisso ambiental com a medida.
“Estamos dando uma melhor condição de trabalho para os catadores, não só na condição para eles ampliarem o raio de coleta, como o volume que ele está coletando. Isso será revertido em renda, pela venda dos produtos, mas a Prefeitura também adota a política de pagar sobre esse peso recolhido, reciclado. Ou seja, é o olhar de valorizar alguém que ajuda na qualidade de vida da nossa cidade”, destacou o prefeito.

Essa medida beneficia as entidades Ascare-JP, Tribo de Judá e Acordo Verde – agentes ambientais, que estão podendo ampliar a área coberta pelo programa, incluindo mais casas no percurso feito por eles. Os triciclos elétricos têm uma autonomia para percorrer 60 quilômetros por dia, dotados de uma potência de 1000 watts.
“Eles são remunerados conforme a quantidade de resíduos recicláveis coletados. A lógica é que os resíduos da coleta seletiva vão deixar de ir para o aterro sanitário, sendo reutilizados pelas indústrias”, explicou Ricardo Veloso, superintendente da Emlur.
Secom/JP


