Jornalista revela futuro dos Camaraenses em 2026

Dois nomes devem ser lançados à Assembleia Legislativa, um à Câmara Federal e um a suplente de senador

-

O jornalista Gutemberg Cardoso revelou nesta quarta-feira (05) o caminho a ser seguido pela família Camaraense – importante grupo político do Curimataú paraibano – nas eleições de 2026. A revelação foi feita durante a sua participação no programa ‘Paraíba Agora’, da Rádio POP FM de João Pessoa.

Segundo Gutemberg, os Camaraenses deverão apresentar duas candidaturas à Assembleia Legislativa. Os indicados serão o ex-prefeito de Cuité, Charles Camaraense, e o secretário de Segurança Municipal de João Pessoa, Dudu Soares.

O grupo também deve apresentar um nome para a disputa da Câmara Federal, será o da secretária de Estado e ex-vereadora de Cuité, Rafaela Camaraense, filha do ex-prefeito Charles. Além das três candidaturas, outro nome que pode figurar no pleito de 2026 é o do empresário Marcos Inácio, irmão de Charles e sogro de Dudu.

Para o jornalista, Marcos Camaraense, como é conhecido, deve figurar como suplente de senador de João Azevedo, atual governador e pretenso candidato ao Senado. “João precisa de suplente de peso”, revelou Gutemberg.

A ideia de lançar duas candidaturas à Assembleia Legislativa, segundo o jornalista, seria para alcançar o maior número de municípios paraibanos. Dudu caminharia do Litoral até Campina Grande, enquanto Charles iria atrás dos votos do Curimataú e do restante do estado.

Na semana passada, o grupo se reuniu na Capital paraibana para discutir seu futuro político (foto). O encontro também contou com a presença do vereador de João Pessoa, João Almeida.

CAPITAL POLÍTICO

A família Camaraense acumula grande capital político não só em sua terra natal, mas também no estado. Uma pesquisa feita pelo repórter Flávio Fernandes mostra que há 13 anos integrantes dela se revezam nas disputas locais e estaduais.

A primeira eleição do clã foi em 2012 com Tárcio Pessoa e Rafaela Camaraense, candidatos a prefeito e vereadora, respectivamente. Tárcio não foi eleito, mas obteve 5.178 votos. Já Rafaela, foi eleita vereadora com 611 votos. O resultado das urnas emplacou o nome da família na política cuiteense.

Dois anos depois, buscando manter e ampliar o capital político adquirido na eleição anterior, o nome apresentado foi o do empresário Charles Camaraense, tio de Tárcio e pai de Rafaela. Charles disputou uma das vagas da Assembleia Legislativa da Paraíba, obtendo 12.157 votos, mas não foi eleito.

Na eleição posterior, em 2016, Charles é lançado candidato a prefeito de Cuité e vence o pleito com 6.887 votos. Na mesma eleição, Rafaela foi reeleita ampliando a votação, de 611 para 901 votos. Foi a segunda mais votada entre os 11 vereadores do parlamento municipal.

Em 2018, Rafaela disputa uma vaga da Câmara Federal e obtém 16.408 votos em toda a Paraíba. Estadualizou o nome, mas não foi eleita. Em 2020, Charles é reeleito prefeito de Cuité com uma leve queda na votação, obteve 6.742 votos.

Na eleição seguinte, em 2022, Rafaela volta a disputar uma vaga de deputada federal, obtendo expressiva votação. Foram 43.477 votos em toda a Paraíba. Só em Cuité, a ex-vereadora conquistou 7.262 sufrágios. No entanto, não foi o suficiente para garantir a vaga.

No mesmo ano, surge na política cuiteense um novo nome da família, o do jovem advogado Dudu Soares, genro de Marcos Camaraense. Dudu foi candidato a deputado estadual e obteve ao todo 21.936 votos, dos quais, 4.311 foram em Cuité.

A mais recente disputa dos Camaraenses foi a eleição de 2024. Com a saída de Charles da prefeitura, após dois mandatos, o nome indicado foi o do jovem empresário Caio Camaraense, filho de Marcos e sobrinho de Charles. Foi a maior votação conquistada pela família em sua terra mãe: 9.290 votos.

@flaviofernandestv

NOSSO INSTAGRAM

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress
Houve um problema com seu feed do Instagram.

Últimas

Bombeiro civil morre após passar mal e se afogar em piscina, em JP

Vítima tinha 24 anos e não estava de serviço no momento do ocorrido

Suspeito confessa ter empurrado namorada de moto, na Baía da Traição PB

Suspeito disse em interrogatório que brigou com a vítima e a empurrou da motocicleta; ele foi autuado por feminicídio

Casal assassinado em Mamanguape, PB

As vítimas eram amigas e foram executadas na comunidade de Bica de Sertãozinho, no Campo da Piscina

Suspeitos de participarem de chacina em Santa Rita são detidos

Foram cinco acusados localizados na cidade de Bayeux

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui